Monday, December 21, 2009

Concerto para Cigarras e Orquestra em Sol Maior

Saí do Grajáu por duas vezes: em 1980, quando minha irmã casou, e em 1995, quando casei eu. Da primeira vez, voltamos em 1985, depois de uma estada no Andaraí. Dentre outras coisas, preocupava-me sobretudo sair do bairro para outro em que não houvesse tantas cigarras. Porque as do Grajáu, ah, eram copiosas. E boas cigarras que eram, rebentavam de cantar não apenas na hora clássica do crepúsculo, mas também em plena madrugada quente! A lembrança de ouvi-las às 2 da manhã é indelével.

Neste ponto, e em outros muitos, o Ingá não me desaponta. A cigarrada por aqui é onipresente e, tal qual as de lá, recusa-se à cantoria da hora costumeira apenas (mas que é a hora que mais dói), ciciando de dar gosto pela manhã, principalmente por volta das 10.

As do museu são tão absurdamente loquazes (lembrai-vos da Cecília que queria, como elas, morrer de cantar) que sobrepujam amiúde a música (sempre alta, a me estourar os tímpanos) que me vem do fones de ouvido.

Daí a ideia de escrever um Concerto para elas. Em Sol Maior, claro.

Montemos a orquestra, que as cigarras já temos:

Rafinha tocará harpa.
Giulia, violão.

Alguém mais se habilita?

(Ah, Dante eu e ensaiaremos as cigarras)

7 comments:

Eriquinha said...

Poderia o Vini tocar pandeiro? :)

Giubi-Lee On-Line said...

Não sei se seria a melhor violeira... Mas posso cantar e fazer uma percussão bem diferente! Já do meu pai garanto um violão belíssimo. O Julio pode tocar baixo, o que acha?

Muitos beijos
Cigarra Giulia ("Porque você pediu uma canção para cantar, como a cigarra arrebenta de tanta luz e enche de som o ar..." "Porque ainda é inverno em nossos corações, essa canção é para cantar como a cigarra acende o verão e ilumina o ar...")

Paulo de Tarso said...

Belo texto sonoro...

Anonymous said...

lindo, lindo!

Rafinha Lopes said...

sol maior seria otimo, vamos convidar a maira pra tocar piano...rs

Carol said...

Ah! Eu toco flauta!

Anonymous said...

eu tenho caxixis que ganhei no aniversário. será que combina?