Wednesday, January 20, 2010

São Sebastião

Para quem gosta de capicuas e palíndromos, o dia de hoje tem seu charme: 20/01/2010. Embora não seja coisa ou outra, tem lá seu estilo, todo ele em zeros, uns e dois.

Hoje é feriado? Não parece. Tem graça feriado assim nas férias. Nos tempos de viagens, São Sebastião era mais ou menos a data mágica a indicar chegadas, assim por volta de, de preferência depois.

Ninguém sabe mas Sebastian não morreu das flechadas. Ele foi liberto e convalesceu. Viveu anos e morreu de velho. Procurem imagem dele depois das flechadas, um homem não-agonizante, na paz de Deus, dormindo em paz com a mulher que encontrou e escolheu. Não encontrarão. Saramago encontrou uma, igrejinha em Portugal, mas são bem raras. O catolicismo gosta do martírio, da agonia e, claro, do êxtase, daí Tião ter ficado tão in nos últimos anos.

Vira e mexe falo de santos por aqui, mas não sou católico nem cristão nem coisa alguma. Falo do catolicismo pela sua mitologia, fascinante por suas contradições e absurdos e desvarios. Como outra mitologia qualquer.

Meu eterno e amado orientador José Carlos Barcellos, católico de boa cepa, disse-me uma vez que se zangava com essa história de "mitologia cristã". O Zé eu respeito. E, por respeitar, dele discordo.

Bom Dia de São Sebastião para todos. Faz calor, bebamos cerveja e brindemos ao Santo livre das flechadas, envelhecendo em paz, sentado à soleira da porta vendo os filhos a brincar no quintal.

6 comments:

Julia said...

tim - tim!

Nêga said...

que curioso... (vc e a história)

Renata said...

Desculpe estragar a imagem, poética, mas os velhos vêem os netos brincando no quintal. Os novos também envelhecem, mas não sentados... Envelhecem, claro, quando não morrem antes. Gostei de saber da história de São Sebastião. Sou católica *e* gosto de conhecer nossas contradições e maluquices. Ah, desculpe também não seguir a etiquete dos diálogos: concordar primeiro, contradizer depois. E dê-se por satisfeito, eu normalmente só discordo...

A VIDA NUMA GOA said...

Zanga não, Renata. Culpa do Caim...
Magina o que dirás no post seguinte... =)

Aruanda said...

Olha só... São Sebastião dormindo com sua mulher!
Desse jeito eu passo a respeitar mais homem...

Bom saber

A VIDA NUMA GOA said...

Aruanda, quem salvou Sebastião da morte foi a viúva Irene (aquela do Bandeira?). Se foi ela sua mulher, isso nem o papai aqui sabe... =)