Wednesday, February 17, 2010

E agora, quem me ensinará Bo?

Um dos meus sonhos, em minha próxima viagem à Índia, era conhecer as ilhas Andaman e lá aprender Bo, uma de suas línguas.

Sonho que foi para o espaço, orbitar em torno de Saturno junto aos guarda-chuvas perdidos, pois a Bo foi declarada oficialmente morta, na data em que o seu último falante faleceu: a Senhora Boa Sr. Esta era uma língua que se acreditava ser do tempo neolítico e provavelmente oriunda da Africa.

Embora fosse já octogenária, a última falante do Bo era muito vivaz: aquando da tsunami, trepou em uma árvore e aguardou as águas baixarem. O meu desejo era aprender Bo precisamente aí: na copa de árvore frondosa.

Verdade que Boa Sr. falava pelo menos uma outra língua, mas imaginem a solidão do último falante de uma língua. Incomunicabilidade beckettiana é pinto.

E triste também que o mundo tenha hoje uma língua a menos.

Eu quero aprender Bo!

2 comments:

LLEAL said...

Coloco-me como seguidor e deixo-lhe o convite para juntar-se á nosso grupo.

www.llealenglishcourse.blogspot.com

Parabéns pelo Blog e os assuntos selecionados

Regards

LLEAL

dionea said...

Eu tenho um pouco mais de sorte que você, pois 'M Krê prendê kriol.
O crioulo de Cabo Verde está prestes a tornar-se uma língua oficialmente.

Também guardo o sonho de aprender Crioulo na fonte.
Enquanto isso, vou do jeito que dá, tendo a música como principal gramática a qual consulto quase que diariamente :)

Muito legal seu blog. Sua escrita é cativante.