Thursday, May 20, 2010

Pacote II ou Felipe

O Felipe do pacote (ver post abaixo) é amigo feito em Chicago em 1986. Como ele havia sido também exchange student na área e estava de volta para estudar suas pós, ele fuchicava as brasileiras do AFS que iam morar por lá (a grande maioria nos subúrbios, só o papai sortudo aqui em Chicago mesmo). Mas resolveu conhecer este então rapazote também.

Foi com Felipe que tomei minha primeira Heineken (eu ainda under 18) na noite em que nos conhecemos. Difícil acreditar que estava ali alguém que gostava de poesia, literatura, línguas, ópera, votava nas esquerdas (quando as havia), e ainda por cima era gaiato e piadista insuperável.

Com ele sempre renovo meu léxico cearense. Com ele, claro, aprendi uma de minhas expressões diletas, que sempre divulgo: "Tá mais difícil que emprenhar uma velha em pé numa rede."

Quando ele morava na Inglaterra, segunda metade da década de 90, mandou-me o pedido que eu lhe fizera: Cds do Michael Nyman (Prospero's Book e The Cook).

Então vejam:a primeira Heineken, os primeiros Michael Nymans, duas de minhas paixões perenes.

A ele repito os versos de Vinícius para o Bandeira, que caíram como luva em nosso exílio chicaguense e ainda hoje:

Não foste apenas um segredo
De poesia e de emoção
Foste uma estrela em meu degredo
Poeta, pai, áspero irmão.

No comments: