Sunday, March 06, 2011

Miranda



Colecionador completista de Michael Nyman, tão logo vi que saíra CD do Michael com um tal de Motion Trio, grupo polonês de acordeão, interessei-me, claro.

Essa história de completista gerara decepção recente: ouvir a voz de David McAlmont em diversas músicas instrumentais de Michael Nyman, no CD The Glare. Nada contra a voz do sujeito (se bem que exageradamente melíflua), tampouco contra a releitura / desconstrução de obras: a obra é aberta, está aí para isso. Mas simplesmente não gostei. (Eu não gostei, a Bia de-tes-tou!, e mandou tirar, em seu exagero característico.)

Mas aqui a história é diferente. Ouvi o CD pela vez primeira na rua, andando apressado para o clube, onde encontraria Bia e Dante. E, daí, o raio! Nossa, que coisa linda!

Houve um detrator a dizer que a música de Michael Nyman é tão bonita que fica bem até em acordeão. Houve quem dissesse que parece que a música fora feita para acordeão! Serão duas maneiras de elogiar, às quais, aqui, adiciono a minha.

A música que selecionei é a "Miranda", uma das minhas preferidas de uma das minhas trilhas preferidas, o Prospero's Book. Foi exatamente graças a esta música, junto a outras duas da mesma trilha-sonora, que aprendi, em 1997, a amar incondicionalmente a música de Mr. Nyman. Quando fazíamos sessão de slides com nossas fotos de Veneza, era esta a nossa trilha. Não nesta versão, claro, que não sonhava em existir, mas na original.

Aqui, no vídeo, além do Michael, acompanha o trio - Janusz Wojtarowicz, Paweł Baranek and Marcin Gałażyn - o fiel escudeiro trombonista Nigel Barr.

No comments: