Wednesday, May 04, 2011

BAUER



Sei que normalmente o mar se divide quando o assunto é Radiohead: uma parte da galera prog gosta enquanto outra parte detesta ou, o que é mais comum, diz detestar sem conhecer. Estou entre os que gostam, e muito, embora já não os acompanhe como fazia. The Bends e Ok Computer são dois discos importantíssimos para o rock, principalmente o último, se o assunto é rock progressivo. Para o bem e para o mal, a influência deste disco no meio progressivo foi enorme, mesmo entre bandas razoavelmente estabilizadas como o Porcupine Tree e o Anekdoten.

Na Argentina a influência atende pelo nome das bandas Fraktal e BAUER, menos em En Otra Ciudad e muito em Astronauta Olvidado. Pelas atmosferas altamente viajantes, pelos vocais torturados à la Thom Yorke, pelas letras, pelas ondas de mellotron (sampleado!!), pode-se dizer que Astronauta Olvidado é o Ok Computer em castellaño. Sem qualquer demérito para um ou outro.

A minha preferida é esta:

ZURICH QUEDA EM PARIS
Pensé
que después de tanto tiempo
íbamos a reconocernos.
Pero es imposible,
en medio de este aeropuerto
todo es tan blanco
que el recuerdo de tus ojos
se desvanece en la luz.


http://youtu.be/tvcwQ6VXf_k

1 comment:

Matheus said...

Não sei por que, mas radiohead e dream theather são odiadas pela a maioria dos amantes do prog e adoradas por uma minoria. Vai entender...