Saturday, May 26, 2012

Ziggy Poeira das Estrelas Faz 40 Anos


"I never thought I'd need so many people"

Nos últimos anos diversas obras-primas do rock têm atingido aquela que é, ao menos na espécie humana, a idade do ápice do vigor físico, mental, espiritual e sexual: a quarentena.

Chegou a vez de The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders from Mars, título dos mais importantes não apenas da discografia de David Bowie mas também do roquenrol.

Meu irmão e eu compramos o disco (vinil, claro) na Nata Discos, mítico sebo existente numa galeria da Barão de Mesquita, em 1981. Até hoje creio que apenas nós dois e a mãe do dono sabíamos da existência dessa loja. O próprio dono, o Henrique, às vezes se esquecia e faltava.

Se foi na primeira metade do ano (o que acho), eu tinha doze anos. Se na segunda, treze. Lembro isso porque o disco se tornou um dos mais tocados lá de casa, o que hoje me causa certa surpresa, pois, isento de excessos, facilidades ou pauleira, mas repleto de melodias memoráveis, o disco não me parece muito provável de agradar a molecotes ainda cheirando a cueiro.

Mas é que eu já bebera, e bebia, desde 1976,  nos Beatles.

Gosto de todas as músicas, mas o lado A, ontem como hoje, sempre me pareceu bastante superior, apesar mesmo de uma das melhores canções ser "Lady Stardust", a abrir o lado B da bolacha. A sequência "Five Years", "Soul Love", "Moonage Daydream" e "Starman" é divina.

TRIVIA: Seu Jorge fez covers muy sui generis de algumas das músicas. Em português, para imensa satisfação de David. Tem um aqui.

E quem quiser ver outras fotos da sessão da capa, clique aqui.

1 comment:

Anonymous said...

Um dos meus álbuns favoritos! Eu, você e o Dante sabemos disso!

Luar