Thursday, August 30, 2012

Laddie :::: Single Malt Brasil



Escrevi aqui sobre a alegria de poder comprar single malts mesmo sem viajar e aqui sobre um dos últimos whiskies de Islay que faltava eu provar. Bem, este post então é feliz duplamente, de vez que agrega duas das felicidades anteriores: trata do último single malt de Islay que me faltava provar, o Bruichladdich (Laddie para os íntimos) e, melhor, comprado aqui pela internet em site brasileiro.

O site Single Malt Brasil é fruto do esforço de Alexandre Campos, brasileiro radicado em Londres e, adivinhem, apaixonado por single malts. Conheci-o nos estertores do Orkut e logo chamaram-me a atenção seu interesse e gentileza, ao contrário de tantos "donos de comunidade" que se enchiam de fumos.

Os fumos que atraem Alexandre, como a mim, são outros: são os whiskies de Islay. Não por acaso, apenas após poucos meses de um contato virtual, ele me trouxe uma garrafa desta maravilha que é o Ardbeg. Migramos para o face, nosso contato continuou, e acompanhei a gênese do seu sonho de montar um site dedicado exclusivamente (ou quase!) ao whiskies single malts.

O site está pronto, lindo, e minha primeira compra foi pra lá de satisfatória: preços bons e serviço impecável. Em apenas dois dias, as ondas da minha Laddie (íntimo já) chegavam à minha porta.

Depois do boom do vinho, estamos em meio ao boom das cervejas especiais no Brasil. É possível que esse interesse se espraie também para o whisky e os conterrâneos percebam que o mundo dos destialdos da cevada vai além, muito além, dos Red Labels (para não falar dos Teachers).

Bem, e o Bruichladdich (repeat after me, after 3 drinks!)? Um ótimo malte, mas ao menos esta expressão, o Waves, longe de ser um típico Islay, no que tem de suave, sem a agressividade de um Laphroaig ou Ardbeg.

Bruichladdich já foi mesmo criticado por colocar no mercado tantas expressões, tantos whiskies com "finais" diferentes: com turfa, sem turfa, média turfa, super turfa, orgânico, Bourbon, tripla destilação, quádrupla destilação & so on... A galera de lá se defende: "Ora, você não precisa ter 22 destilarias diferentes...".

Se isso contribuir para aumentar a complexidade de sabores de Islay, sem apelação, podem contar com meu apoio. O site do Alexandre também.

No comments: