Thursday, December 05, 2013

Visitando Glauco, parte 1 ou O Torresmo do Jabuti


No meio do caminho da Vila Mariana, entre a casa modernista e o apartamento do Glauco Mattoso, tinha o Bar Jabuti. O Jabuti é relativamente antigo, mas, como quase todos os botecos de São Paulo, infelizmente não possui quase nenhuma das características que enumerei aqui, que fazem um boteco realmente digno de visita e pesquisa. Digo quase porque ele tem um espaço interessante (ótimas as vitrines com os acepipes), além de atender plenamente o item 12 ::: os quitutes do mar são o forte (parece que a ex-primeira-dama Ruth devorava ostras por aqui) e o torresmo impressiona.

No caminho da casa do Glauco, que tem soneto para os torresmos. Nada pude fazer senão.


Racista, já falei que não sou, mesmo,
e me solidarizo com o meu
irmão israelita, que sofreu
demais, desde que errou, no mundo, a esmo.

Trocar constipação por um tenesmo
é coisa a que me exponho, mas me deu
mais dó quando lembrei-me do judeu
que está fadado a não comer torresmo!

Desgraça das desgraças! Nenhum povo
merece sacrifício tão extremo,
por cuja causa choro e me comovo!

Ficar sem pururuca é o que mais temo,
além de, no café, sem o meu ovo
com "bacon", já que o pão me amassa o Demo!


No comments: