Thursday, May 08, 2014

Dante Sobe ao Palco



Dante sobe ao palco na festinha do Dia das Mães (dos Pães, como sempre). A mediadora está com ele. Seus colegas executam mais ou menos as coreografias ensaiadas (sempre lindamente) :: uns são fiéis aos ensaios, outros esquecem tudo e são fiéis a si mesmos, alguns sorriem enquanto outros ficam tristes.

Dante é Dante, o que vale dizer que apenas é, o verbo de ligação fica solto sem se atar a nada, corda solta no abismo.

Mas ele faz! Sorri, se enrosca, às vezes faz uns passinhos, se vira e pede colo.


Jim Sinclair, uma pessoa autista e intersexual escreveu: "Quando os pais dizem 'Eu gostaria que meu filho não tivesse autismo', o que elas realmente estão dizendo é 'Gostaríamos que o filho autista que temos não existisse e tivéssemos em vez dele um filho diferente (não autista)' (...) Isso é o que entendemos quando nos falam de suas mais caras esperanças e sonhos para nós: que o maior desejo de vocês é que um dia deixemos de existir e estranhos que vocês possam amar entrem atrás de nossos rostos".

Andrew Solomon conclui : "A maioria dos pais supõe que um autêntico não autista está escondido dentro das pessoas autistas, mas Sinclair e muitos outros que têm autismo não veem mais ninguém dentro deles."

E isso tanto! O encontro na pracinha com o vizinho de bairro que diz: "Ah, ele é tão bonito, pena que..." Ou, de quem só conhece por foto: "É? Mas nem parece!".

Não creio que haja um outro (normal) escondido por detrás do Dante que vejo. Se há, não é, obviamente, o Dante. E este aqui, tetrarca, eu não troco por nada.

PS: Serei então um defensor da neurodiversidade? Sim. Mas a questão é difícil e não se esgota nas linhas rabiscadas acima.

7 comments:

Ana said...

Eu acho que ele é muito amado sendo ele mesmo. E é assim que toda criança tem de se sentir.

Bebel said...

Ele é mesmo muito amado e entendido por todos que estão com ele! E como isso é bom, Evandro!

Luiza Machado said...

Evandro, o Dante é um menino incrível. Só de receber tantas palavras sensíveis de um pai que tanto o ama e o admira. Ele também não te trocaria por nada no mundo. E quem trocaria? Eu acredito que, anos atrás, antes dele nascer, você talvez jamais imaginasse o amor que teria por um filho. E um filho, falo aqui, independente de qualquer tipo de especialidade. Isso é insubstituível. Esse laço firme que você estabeleceu com ele. Eu ainda não o conheço, mas eu adoro o Dante. Adoro o modo como você o descreve e, sobretudo, como descreve as suas descobertas, tão ingênuas. Adorei o texto. Que o Dante suba no palco mais vezes e continue a te inspirar a ser esse pai maravilhoso que você é.

Ana Dias said...

Sempre me emociono com seus textos e penso: Dante é Dante e nada é por acaso. Vocês precisavam um do outro, porque a relação de vocês é pura poesia. Sorte dos dois!

Teresa Cruz said...

Não canso de ler esse texto! Ele é sensível,profundo, lindo, ele é Dante!

Nathalia said...

Texto de uma profunda beleza e sensibilidade.

Graziela Albuquerque said...

Bravo!