Monday, May 19, 2014

Os Quartetos de Tsalahouris



Em outras viagens comprei tanto CD, enchi malas, recebi ultimatos, voz de prisão, enough is enough, mas mesmo assim desci do hotel em Gênova e visitei mais uma loja, escondendo no bolso do casaco um CD do Quarteto Kronos.

Isso em outras viagens, que o tempo passou, as lojas todas fecharam, neste mundo que escolheu continuar girando sem lojas de CD e, pasmem, sem livrarias. 

CD virou artigo de perfumaria, naquele cantinho da loja você encontra um e outro.

Na loja da Ópera de Atenas, linda, cheia de lápis e guarda-chuvas, nesse tal do cantinho encontrei os quartetos do Philippos Tsalahouris, soberbamente executados pelo New Hellenic Quartet.

Só hoje caí de boca. Venci meu preconceito contra a moda da "música sacra" erudita atual por uma boa causa. Tsalahouris nomeia seu terceiro quarteto "El Greco", com movimentos chamados "The Arrest of Christ", "The Crusifixion" etc. A última peça do disco se chama "The Seven Last Words of Christ on the Cross". E eu que nunca gostei de Haydn levando isso pra casa.

Sua música nada tem de Haydn. Suas composições, ricas em dissonâncias sem a pretensão de descobrir a pólvora, colocam-no ao lado na tradição da literatura de quartetos da Europa Oriental :: Shostakovich e Janáček (o Larghetto do segundo ::: a  "Sonata Kreutzer" do compositor tcheco)

Incontornável.


Algo do compositor aqui ::




No comments: