Friday, October 24, 2014

Prokofiev ::: Concerto para Violino # 1



No mesmo ano simplinho de 1917, em que compôs a primeira sinfonia, Prokofiev escreveu duas sonatas para piano e seu primeiro concerto para violino. Um ano, digamos, produtivo, enquanto Anastásia e Nicolau eram gentilmente convidados a se retirar do trono, depois de mais um golinho de vodka em companhia de Rasputin.

Não creio hajam pedido aqui uma camisa-de-força para o rapaz, como fizeram cinco anos antes, aquando da estreia de seu primeiro concerto para piano (escrevi aqui). Há algo mesmo de romântico, mas vindo de um modernista e, mais do que isso, moderno (que depois virou eterno) que sabia que podia e como podia escrever uma sinfonia clássica ali, um concerto para violino romântico acolá.

Com efeito, a obra é de uma beleza arrebatadora. Destaquei o último movimento porque simplesmente amo as notas iniciais tocadas nas madeiras.

E o trecho em 4:45, em que a tuba (!) retoma o motivo sobre / sob / entre as circunvoluções do violino é de uma beleza indescritível. Eu queria morar aqui.

Sobre Hilary Hahn escrevo depois. Hilary, moça que venera e toca Bach todos os dias e promove a música contemporânea como poucos concertistas.



No comments: