Sunday, November 02, 2014

Gazeis de Hafiz na Voz de Szymanowski


Tentarei estar na Sala do Conservatório no final do mês para assistir ao Quarteto da Cidade de São Paulo tocar Shaping the Curve, do Michael Nyman. Será a segunda vez em que ouvirei obra de Nyman ao vivo. A primeira foi há punhado de anos, quando fui também a São Paulo assistir à opera O Homem que Confundiu Sua Mulher com um Chapéu, no Theatro São Pedro. Dante não era nascido e hoje acredito que eu também não.

A peça de Michael não chega a dez minutos de duração, mas, alas, eu atravessaria os Cárpatos e vadearia o Danúbio ou o Guandu para assistir a qualquer execução de obra sua.

O programa inclui Britten (!) e o segundo quarteto de Szymanowski. Algo como sentar em um pub e pedir uma IPA bem lupulada e ganhar de brinde um combo de sushi e sashimi e de sobremesa um brownie com calda de chocolate quente.

Em 1911, Karol Szymanowski, vejam só, musicou alguns poemas de amor de Hafiz. Acredito que foram gazeis, o que me alegra imenso. Não se trata aqui de um lied schubertiano intimista para voz e piano, mas obra para tenor e orquestra inteira, num tom decididamente mahleriano.

Um achado.

Abaixo parte da obra, pela Filarmônica Polonesa. E aqui e aqui  o gazeis que escrevi ano passado.




No comments: