Friday, April 03, 2015

Crônicas Turcas VIII :: Trabzonspor, meu time turco

Os três grandes de Istambul


Saí do Brasil já com a ideia certa de que na Turquia eu torceria pelo Beşiktaş, mesmo e principalmente depois que eu retornasse para cá. Ao contrário da maioria das cidades do Brasil e do mundo, com suas inevitáveis rivalidades dicotômicas, Istambul tem três times grandes:: o Galatasaray, o Fenerbahçe e o Beşiktaş. (O Rio é notável exceção, com quatro, resistindo ao rolo compressor do pensamento hegemônico que gostaria que todos aqui torcessem pelo mesmo time).

Poi zé, era esse o meu pensamento e comprei mesmo uma camisa do Beşiktaş muito bonita. Mas a verdade é que acabei caindo de amores pelo Trabzonspor, tornando-me trabzonsportino desce criancinha. O time nem é de Istambul, nem da capital, pero de Trabizon, pequena cidade histórica às margens do Mar Negro. Em português deu Trebizonda ou Trapisonda que, com seu que de 'geringonça', está em Cervantes (Dom Quixote seria, ao menos, descendente do imperador da Trapisonda) e em Rabelais (Picrochole, já senhor do Piemonte, queria também governar a Trapisonda). Tenho quase certeza que está também em Camões, mas não localizei ainda. Reparem que não é pouco.

E não bastassem Rabelais e Cervantes, o Trabzonspor tem ainda as cores do Bonsucesso. Gamei.

A vitória no Bósforo

Grande Mercado com bandeiras do Fenerbahçe

No comments: