Sunday, April 26, 2015

Dois Paineis Azulejares de Caldos de Cana em Vitória



Encontrei ano passado um painel azulejar em um caldo de cana em Madureira, o que me faz crer, decerto algo precipitadamente, que era comum que estabelecimentos desta natureza tivessem paineis assim. Algo como "da plantação ao seu copo". Com efeito, ainda nesta filosofia encontra-se o ótimo painel da Pastelaria Chic's, no Saara, que serve soberbas laranjadas açucaradas (relatei aqui).

Os de Vitória vieram em boa hora. Eu estava mal-humorado depois de voltar de Vila Velha em pé no ônibus, de modo que disse à Camila quando avistei a escadaria Maria Ortiz: "Vamos subir, quem sabe lá em cima não encontramos um botequim com pintura ou com um grande painel de azulejos". Isso. No topo atopamos com o Kaiana's Bar, com seu painel de 156 peças de 1979. O dono informou-me ser Renata a pintora, já falecida. O bar nem serve mais caldo de cana. Ele tem grande apreço pelo painel e jurou que, pudesse, tirava da frente a feiosa geladeira que o obstrui.

Foi deste gentil dono que obtive a indicação do Garapa do Brasil, abaixo das escadas. Ainda um caldo de cana, apresenta um painel horizontal de 200 azulejos em notável estado de conservação. O canto direito traz a assinatura e a data: L. Colnago Soares, 1967.

Kaiana's Bar



Garapa do Brasil






Bar e Caldo de Cana Mostero :: Madureira

No comments: