Thursday, May 21, 2015

Botequins de Cascadura



Não foi de caso pensado que explorei os botequins de Quintino (aqui e aqui), Madureira (aqui), Oswaldo Cruz, Bento Ribeiro e Marechal Hermes e pulei justamente Cascadura, aonde ia adolescente a "bailes" de rock no clube local, o Cascadura Tênis Clube. Não sei por que pulava Cascadura, bairro onde o botecólogo Rixa sonhava encontrar o Nilton Bravo dos seus sonhos.

Não encontrei o Nilton Bravo. Que com certeza por lá houve. Encontrei o Minuano, de letras antigas e decadentíssimo, onde taciturno trasmontano cisma em silêncio a derrota incomparável. Encontrei a simpática e viva Adega e Pastelaria Ribeirense, aonde voltarei para o bacalhau, e o Bar Caldo de Cana (sim, este o nome, em referência aos pinguços), em que o dono ocupa o espaço que foi do pai e avô. Encontrei o Bar do Marquinhos, onde não basta ser de todos os times (ver aqui), tem que ser das duas escolas, encontrei a Lanchonete Petit Flewr aka Bar Maré Mansa, com vetustas letras de acrílico e anos-setentíssimos azulejos no banheiro (lícito pensar que outrora ocuparam todo o botequim).

E olha que foi passeio curto.


Bar Minuano

Adega e Pastelaria Ribeirense

Adega e Pastelaria Ribeirense

Bar Caldo de Cana

Bar Caldo de Cana

Bar do Marquinhos

Lanchonete Petit Flewr aka Bar Maré Mansa

Lanchonete Petit Flewr aka Bar Maré Mansa

1 comment:

Chico said...

Caro,
Com felicidade que encontrei seu post sobre os bares de Cascadura. Neste post especifico voce fala sobre o bar que meu pai e tios foram proprietarios por mais de 3 décadas, até fins dos anos 80. Trata-se do Minuano. Uma curiosidade: os paineis de Nilton Bravo existiam sim, ao lado direito de sua foto. Os velhos, uma vez por ano mandavam vir um 'especialista' limpar os painéis - para retirar o acúmulo de gordura. Eram dois painéis grandes, talvez 1,5m x 3m, e retratam cenas ligadas ao vento Minuano. Um dos painéis, lembro bem, era de uma espécie de tempestade de vento com uma mulher de costas para a ventania, tentando se proteger. Até meados dos anos 80, o bar ainda guardava umas peculiaridades. Possuia um 1 relógio de pendulo e os jogos de futebol - quando a televisão ja comecava a ter monopolio das partidas - ainda eram acompanhados por um imenso radio telefunken de ondas medias. Abraco, F