Sunday, May 10, 2015

É muita falta de sacagem (de camarão) ou Pô, sacanagem com o camarão



Como este ano foi provavelmente o que mais acompanhei o festival Cumida di Buteco (e olha que comecei desconfiado, conforme relatei aqui), tendo visitado mais de dez botequins, de Oswaldo Cruz ao Humaitá, passando por Centro e Tijuca, entrei numas de fazer o meu próprio petisco. Cumpria, naturalmente, seguir a regra do uso da fruta. Cumpria também fazer um petisco, algo que mais despertasse a fome que a exterminasse.

Pensei então na sacanagem, famoso petisco carioca dos anos 60 e 70, que consiste num palitinho com azeitona, palmito, salsicha e queijo. Tem fama de brega, o que acho ótimo. A sacanagem do nome é que às vezes trocava-se o queijo por alho cru. Também atende pelo nome de mexe-mexe.

Um falecido botequim carioca, o Paulistinha, tinha uma sacanagem tão famosa quanto o seu chopp, um dos melhores da cidade.

Na minha sacanagem entraram azeitona, palmito, camarão e manga. Em alguns fizemos com naquinhos de melancia. Os palitos devidamente espetados no repolho coberto por papel laminado.

O nome do prato completo :: "É muita falta de sacanagem (de camarão)" ou "Pô, sacanagem com o camarão".


No comments: