Sunday, May 31, 2015

Já comeu a sua bochecha hoje?




Com o anúncio do campeão "Amoela qui nem jiló", do grajauense Santo Remédio, acabou-se o que era doce, digo, o festival Comida di Buteco 2015, comida passaporte para enfartos fulminantes. Curioso que o campeão haja sido justamente um dos petiscos mais criticados por intelectualoides de plantão, que caíram de pau na 'gentrificação' da moela e do jiló, este comida de passarinho, aquela petisco baixo-clero (in)digno dos botequins da Rua do Matoso. A verdade é que, até onde sei, não se juntara ainda moela, jiló e chutney de manga e o que fizeram, portanto, foi invenção e, como disse o padre Bartolomeu Lourenço a bordo de sua passarola, "Oh que maravilha é viver e inventar". Quem não gostou peça batata-frita.

Mas vim falar de um outro petisco concorrente, também grajauense, de nome igualmente original e que comi por duas vezes durante o festival :: as Bochechas Amigas, bochechas de porco com migas, do Enchendo Linguiça. Creio que este despertou ainda mais nojinho que a moela. Afinal, onde já se viu comer a bochecha do porco? Bem, para além do mérito de o petisco motivar as pessoas a provarem algo que lhes parecia repugnante, existe toda uma história para isso de comer bochecha e pé e orelha de porco, que Anthony Bourdain, Em Busca do Prato Perfeito (já citado aqui), explica muito bem ::

"Se não descobrissem [franceses e italianos] o que fazer com a cabeça do vitelo, os pés do porco, os caracóis, o pão velho e todos aqueles cortes baratos e aparas de carne, eles passariam fome, quebrariam, não teriam como usufruir do bom e do melhor em ocasiões especiais"

Mais adiante ::

"aprenderam a gostar de pés e focinho. Tinham conseguido achar algo de bom em cada pedacinho -- desde que bem preparado"

Claro que isso se aplica com exatidão ao que fazem os purtugas com o porco. Acrescento :: servir bochecha de suíno é altamente ecológico. Repugnante seria, por exemplo, matar o bicho para comer-lhe apenas as coxas.


velha estátua em Mirandela

No comments: