Sunday, August 14, 2016

Crônicas Marroquinas II :: Cerveja no Marrocos

Riad Andalib, Fez


Na Turquia a cerveja corre generosa, havendo mesmo incipiente nicho artesanal (aqui). Na Tunísia, onde estive há 15 anos, a coisa não é tão fácil, mas consegui até copo (Celtia), pérola da coleção. Sofri mesmo foi no Marrocos: um calor que chega mole aos 46 e nem uma pilsenzinha ordinária. Quer dizer, há, mas restritíssima a alguns hotéis, a pouquíssimos restaurantes e restaurantes de hotéis. E aí é estar com muita sede para desembolsar 60 derhans (6 euros; 22 reais) por garrafinha de 300 ml.

Isso significa muita água para aplacar o calor (até aqui, tudo bem), mas também schwepps ou suco de laranja para acompanhar seu cuscuz de cabrito, seu tagine de frango e mesmo seu hambúrguer de camelo. Significa comer peixe e camarão grelhado fresquíssimos em Essaouira com coca-cola. Sigh.

Quando havia, a Casablanca. Quando descobrimos a Flag Spécial, também da cidade de 'play it again', um pouco mais barata, foi para logo constatar que a garrafinha é de 250 ml. Nunca vinham geladas; fresquinhas, no máximo. Meu amigo Victor, que por lá andou um pouco antes, pediu gelo. No hotel em Fez havia também a Stork, esta sim geladíssima, prazer inenarrável.

As explicações para tamanha carência quase sempre recaíam nos motivos religiosos, o Estado islâmico não proíbe de todo, como na Mauritânia, mas evita conceder a licença para marroquinos, fazendo-o apenas para estrangeiros (?!). Evitar-se-ia também o consumo de alcool no interior da medina ou próximo a mesquitas ou a medersas (escolas religiosas). Mas vai encontrar um local em Marrakesh ou Fez que não seja próximo a uma mesquista ou medersa. Ou seja.

Casablanca, Flag, Stork: todas pilsens. Honestas. Deixam a tríade da AmBev no chinelo. Artesanal? Nem pensar. Fazê-la em panelas no quintal da sua casa seria algo como um beijo gay em público. E tome chária no lombo.

E à noite os cafés ficam abarrotados de homens de todas as idades. Que conversam tomando água e chá de menta.

Hotel em Marrakesh

Café em Marrakesh, pareceu-nos clandestino

Essaouira

Drink de boas-vindas : chá de menta

No comments: