Monday, October 24, 2016

Clarice entrevista Flora, a demasiadamente lilás



Já escritora consagrada, Clarice Lispector fez diversas entrevistas para a revista Fatos & Fotos / Gente, entre dezembro de 1976 e outubro de 1977. A última, pouco antes de morrer, foi com a artista plástica Flora Morgan-Snell, entrevista que é e não é das mais interessantes da série. Não é porque, ao contrário da conversa com Rubem Braga, não rolou nenhuma empatia entre as duas. E é porque, justamente por isso, Clarice nos apresenta a pintora com traços de (des)velada ironia, o que, naturalmente, não casa bem com os princípios do 'bom jornalismo'.

Já na apresentação:

"A Sr.a Flora Morgan-Snell, pintora, figura quase sempre nas colunas sociais de jornais e revistas, ora por motivo de exposições, ora por motivo de recepções. Aliás, ela própria parece uma figura internacional, lembra boneca estrangeira. Era justo entrevistá-la."

Ou seja, Clarice deixa claro que sua entrevistada era muito mais socialite que artista, impressão de resto reforçada pelas observações cáusticas que fará do mordomo ("Não reparei se usava luvas ou não"), de sua aparência ("estava vestida de gaze demasiadamente lilás, os lábios lilases, as faces lilases, e a sua cabeleira louríssima é muito, muito alta") e de seu sorriso ("Durante praticamente toda a entrevista não parou de sorrir").

Bem, quem sempre ficou curioso acerca dessa figura e de sua obra, tem agora chance de conhecê-las na ótima exposição do Centro Cultural dos Correios.







No comments: