Saturday, October 15, 2016

Estação Primeira de Maria da Graça



Voltei a Maria da Graça (aqui), desta feita em busca do Bairro dos Ingleses, instigado que eu ficara com postagem no Instagram de meu amigo virtual Henrique Kurtz. Henrique, que ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente, divide comigo, com o Ivo Korytowsky, com o Rixa, com o Raul Félix de Sousa, o prazer de andar pela urbe em busca de paisagens e personagens ligeiramente diferentes dos bons e velhos Corcovado e Pão de Açúcar.

Não encontrei o Bairro. E, sem querer, esbarrei mais uma vez com o Café e Bar Lisbela, aka Bar da Amendoeira, que tem alguns dos mais lindos cobogós da cidade e uma das melhores carnes secas (que eu não como). Não tinha bolinho de vagem, mas a cozinheira prometeu que teria mais tarde.

O bairro é pequeno, mas descobri monte de coisas novas, como o raro São Joaquim.












4 comments:

Ivo Korytowski said...

Lindas fotos. Fiquei curioso em relação a esse Bairro dos Ingleses, onde será???

Fidel Santoro said...

Bom dia, que pena não ter encontrado o Bairro dos Ingleses, é junto à estação do metrô de Maria da Graça, "ACESSO A". É um bairro não oficial da cidade do Rio de Janeiro localizado, em sua maior parte, no bairro de Maria da Graça e, em uma pequena parte, no bairro de Del Castilho. Seu perímetro consiste na triangulação entre a Avenida Dom Hélder Câmara, a Rua Carneiro Ribeiro e a Linha 2 do Metrô do Rio de Janeiro. Abrange as ruas Silva Rosa, Ferreira Cardoso, Pires de Carvalho, Domingos de Barros, Rezende Costa, Jacutinga, Guanacás, Antônio de Freitas, Atílio Milano, Travessa Malafaia e a parte da rua Conde de Azambuja entre a Av. Dom Hélder Câmara e a Rua Carneiro Ribeiro. O nome Bairro dos Ingleses deve-se ao grande número de britânicos, contratados pela extinta "Companhia Nacional de Tecidos Nova América", que moravam no local pelo fato de a empresa ter adquirido e construído diversos imóveis no bairro com a finalidade de acomodar esses funcionários e suas famílias, os quais, não somente ingleses como também alemães, franceses, japoneses e portugueses ocupavam os cargos mais elevados da fábrica. O Bairro dos Ingleses ainda preserva diversos imóveis construídos tanto pela "Companhia Immobiliaria Nacional S/A" quanto pela "Companhia Nacional de Tecidos Nova América". Muitas das casas, inclusive, foram as primeiras do bairro de Maria da Graça e datam de meados da década de 1920, possuindo estilos arquitetônicos variados como o germânico, o neocolonial, o art déco, o neoclássico e, também, estilos que não seguem uma determinada pureza formal.Pelo fato de terem sido projetadas para servirem como residência de funcionários do alto escalão da empresa de tecidos, suas residências são, em geral, grandes e bem acabadas. Por isso, o bairro é reconhecido no mercado imobiliário como a área mais valorizada dos bairros de Maria da Graça e Del Castilho, como também uma área nobre da Zona Norte carioca. Devido às ruas arborizadas e calçadas largas, o local é utilizado pelos moradores para passeios e caminhadas assim como para a prática de esportes ao ar livre.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bairro_dos_Ingleses

Evandro said...

Fidel, estive depois pelo Bairro dos Ingleses, onde cheguei a fazer alguns registros. Só não virou postagem... Obrigado pelo comentário.

Fidel Santoro said...

Evandro, que bom que conheceu o bairro! De dois em dois meses, mais ou menos, ocorre a Feira do Bairro dos Ingleses, a qual possui artesanatos e comidas. Seria ótimo caso fosse conhecer e postar em seu blog sobre a feira e o bairro em si! As datas em que essa ocorre são divulgadas na página do evento no Facebook com o mesmo nome: "Feira do Bairro dos Ingleses".