Wednesday, November 02, 2016

Dante, guarda-chuvas, vovó



É Mestre Cascudo quem ensina : "Nas saídas da Extrema-Unção, no nosso Pai Fora, o sacerdote é coberto pela umbela, guarda-sol vermelho, pobre ou rico, presente sem dispensa de auxilio. Por isso o chapéu-de-sol aberto dentro de casa é agouro. Sugere sua posição a cena triste do derradeiro Sacramento ministrado aos vivos e fiéis cristãos."

Dante ama os guarda-chuvas, aos quais faz referência espetando o indicador da mão direita  na palma da esquerda. Quando cisma de levar para rua, esteja o tempo que estiver, ninguém segura (disso Cascudo trata também: "O número de pessoas que usam o guarda-sol fechado, perfeitamente inútil sob o sol irradiante, é bem grande e notório por este Brasil."). Quando teima de abri-lo em casa (toc-toc-toc, nada de agouro), é impossível.

"Fica a superstição obstinada", conclui o mestre potiguar. Mas quem sabe, neste dia 2 de novembro, não ouvíssemos de repente um arrastarzinho de havaianas e não sentíssemos, ele e eu, uma mão macia nos fazendo cafuné. Se eu levantasse os olhos seria apenas para ouvir "Então, meu filho, não tem uma cervejinha?"



2013

2013

No comments: