Sunday, November 06, 2016

Quilombo São José da Serra





Chovia muito em Valença e já não havia quem me levasse à Serra da Beleza. Tentei um, dois, três taxistas e, quando ia desistir, o quarto só perguntou se era pra agora. Era.

E assim chegamos debaixo de muita água às terras que desde 30 de abril de 2015 pertencem oficialmente aos quilombolas descendentes do casal Tertuliano e Miquelina, escravos do português José Gonçalves Roxo, que, na segunda metade do século XIX, tiveram os filhos Dionísio, João, Maria, Geraldo e Vitalina. 

Não se sabe se Tertuliano e Miquelina nasceram no Brasil ou na África (seriam angolas?, benguelas?, congos?, cabindas?, moçambiques?, quelimanes?), mas sabemos que todas as famílias que hoje habitam o Quilombo São José descendem do casal. De qualquer modo, é claro que as raízes dessa história encontram-se no outro lado do Atlântico. E o enorme mítico jequitibá simboliza isso. E algo mais. 

Eu e meu taxista Sidnei chegamos, pois, sob muita chuva. Quando percebemos estávamos já abrigados na casa da Luzia tomando café com o pão caseiro. Foi o suficiente pra estiar um pedaço.





Tia Tetê


Maria do Carmo cuida da capela de São José Operário


1 comment:

Ivo Korytowski said...

Bonita série de fotografias preto-e-branco...