Saturday, February 11, 2017

Cem Bondes para Santa Teresa



Se um mosaico de bondinho já deixaria o caboclo feliz, que dizer de ... cem? Era um sol de rachar o coco, mas examinei com carinho um por um e cheguei mesmo a trazê-los para casa, no registro do Nokinha e no coração, claro, que o lugar deles é ali, em via pública, numa eterna luta de Sísifo para humanizar e embelezar uma cidade mesmo quando tudo parece jogar contra.

Agora reproduzo as palavras da mosaicista Andrea Aires Imbiriba, idealizadora do lindo projeto inaugurado há exatamente uma semana:

"O projeto Um Bonde para Santa Teresa é uma intervenção urbana de mosaico em espaço público com a instalação permanente de um mural, tendo como ícone o bondinho, não apenas como meio de transporte, mas por seu valor histórico-cultural para a cidade do Rio de Janeiro".

Há obviamente um apelo para que o bondinho volte a circular novamente por toda a extensão de seus trilhos, dir-se-iam cem bondinhos chamados desejos, com, acrescento, um preço popular.

Instalados em um muro da Rua Paschoal Carlos Magno, os mosaicos foram feitos em cacos de azulejos, ladrilhos ou pastilhas coloridas, em formato A4.Cada um deles é lindo (não me peçam para escolher o preferido), o efeito geral é enternecedor. Depois de umas caipirinhas no Mineiro, então...











No comments: