Wednesday, March 29, 2017

Eu, Tarsila

Julio Paraty


Voltar a Paraty é sempre oportunidade de estar próximo de Julio Paraty, o pintor primitivista que, qual Leonardo, incorporou o topônimo ao nome. Julio lembra muito Tarsila, que inclusive viveu longo período em seu ateliê em Corumbê, hoje abandonado e que infelizmente não consegui localizar.

Dia desses voltávamos eu e Dante da Praça Afonso Pena e, contrariando nosso hábito de pegar ônibus, que ele prefere, principalmente o 422, aliás 4doidão, que pula doidamente na Canavieiras, chamei, dado o adiantado da hora, um Uber. Passados 13 minutos, o sujeito cancelou a corrida, embora estivéssemos em via de grande movimento. Fiquei furioso.

Dois dias depois, manhã de domingo, decido levar o pequeno à Quinta da Boa Vista. Chamo o Uber. Passado um tempinho, um motorista, que não é o meu, para, abaixa o vidro e, olhos nos olhos, pergunta-me: Tarsila?

Respondi apenas que não, perdendo a chance de adicionar um 'obrigado'.

E de certo modo fiz as pazes com a Uber.

No comments: