Tuesday, November 28, 2017

Bar da Chica Boa ~ Ypiranga



Para além do fato de que boteco de nome Bar da Chica Boa não tem como dar errado, encantou-me que ele abra apenas um domingo por mês, quando a Rosa / Chica Boa serve almoço grátis e cobra apenas as bebidas. Sai baião de dois, sarapatel, mocotó, mocofava, vaca atolada, dobradinha.

Rosa é paraibana de Barra de Santa Rosa. Pelo sotaque maravilhoso, parece chegou ontem mas tem quase trinta anos. Nos domingos em que abre começa a cozinhar muito cedo, ao som de Roberto Carlos e Julio Iglesias. Tem hora que reclama deste último e diz que ele está rouco. O outro único freguês defende o ex-goleiro merengue: 'É que tá muito cedo'.

O cheiro das favas se espalha pelo salão de azulejos anos 70 e teto de gesso. O cheiro das favas mistura-se ao de incenso espetado na batata.

Está muito cedo. Tomo apenas um pingado e um pão na chapa. Quando toca aqueles Robertos Carlos dos anos 70, penso que minha mãe gostaria imenso de estar ali comigo. Para ouvir as histórias que no tempo de eu menino Rosa vinha nos contar.





Isto já foi à tarde

No comments: