Saturday, November 11, 2017

Locanda della Fate :: O Show



A crítica especializada italiana sói ser bastante azeda em relação ao vocal das suas bandas de rock progressivo. Já no primeiro livro que li, Paolo Barotto elogiava o Museo Rosenbach, com exceção do vocalista, segundo ele problema frequente da cena italiana dos anos 70.

Façam-me o favor, Signor Paolo Barotto e todos os demais surdos para o fato de que reside precisamente na voz uma das forças e características mais marcantes disto que deixou de ser apenas uma cena para ser todo um gênero em si próprio: o rock progressivo italiano.

Gosto de dividir essas vozes em três categorias: a dos 'roufenhos' (Alvaro Fella do Jumbo; Stefano Galifi, do Museo; Vito Paradiso, do De De Lind), a dos suaves e melódicos (Cabanes, do Reale Accademia di Musica; Aldo Tagiapietra, do Le Orme; Marcello Dellacasa, do Latte e Miele) e a dos inclassificáveis (Alan Sorrenti, Francesco Di Giacomo, Demetrio Stratos).

Leonardo Sasso, do Locanda della Fate, é a síntese perfeita entre as duas primeiras categorias. Pelo timbre da voz, um roufenho, quase um baixo (e aqui penso num Enzo Capuano). Pelo caráter dir-se-ia pastoral da música, um melódico. Mais que isso, una dolcezza infinita.

Vê-lo e ouvi-lo ao vivo cantando as músicas que ouço ininterruptamente há mais de trinta anos foi emoção grande e não fossem as fotos e autógrafos eu diria que, numa noite de sexta-feira, exagerei no vinho e sonhei com tudo aquilo.

Mas foi bem mais bonito que um sonho.





Amor que uma vida não dá conta





2 comments:

A guy from Sicily said...

There are 3 things italians don't like about italian prog:

1 voices (excluding Di Giacomo, Spitaleri, and a few more)

2 lyrics (excluding Di Giacomo, Battiato and a few others)

3 the fact that italian prog... is italian, and italian people dislike almost everything that is italian, also the people

I love Banco but voice and lyrics don't aged well (deep lyrics ok, but words sometimes imho don't sound so good, they end to be almost ridicolous in 750'000 anni fa, for example).
Imho Museo Rosenbach had a good husky bluesy singer, and they sound much more modern and more suited even for young boys' ears.

This is my first and... probably last day in this blog but congratulations and may you enjoy tour life said...

Anyway, despite what i said, BMS is the only italoprog band that can give such deep thrills an make me almost cry.
...them and almost Each song in Storia di un minuto.

P.S. Don't take offence but Camila's eyes + skin + smile is a stunning combo, she's Gonna Make all those old musicians from prog bands fall in love! (Old musicians = old fragile hearts)