Thursday, December 14, 2017

A PROCISSÃO DOS PATOS SEM CABEÇA


Que são surrealismo, dadaísmo, teatro do absurdo, dodecafonismo, literatura fantástica, que fizeram Jarry, Beckett, Berg, Murilo Rubião perto daquilo a que chamamos vida? Quando pequeno ouvia dizer 'isso só na novela das 8', novamente a ideia de que a ficção, a arte em geral, pode ser muito mais doida, incoerente e absurda que a vida. Nada disso, tetrarca. A vida pode ter três expulsos e jogar sem goleiro, mas se o papo é incoerência absurdez doidice, sempre dá de dez com direito a ola e olé.

Por exemplo, como uma banda mexicana de rock progressivo poderia, em 1982, ter feito música descrevendo as manifestações que ocorreram por todo o Brasil daquela galerinha de verde-amarelo que achava que fazia história sem enxergar que na verdade era manipulada pela mídia que come na mão dos grandes interesses das classes dominantes? Porque a última música do lado A se chama precisamente "La Procesión de los patos sin cabeza".

Como essa banda de nome The High Fidelity Orchestra conseguiu fazer a trilha do que só aconteceria no Brasil mais de 30 anos depois?

Só na novela das 8.

PS: By the way, que banda, que disco! Apenas 25 minutos (cabia no lado A) de um prog com toques crimsonianos e RIO. Me lembra bastante o que anos depois faria a também excelente Dificil Equilibrio, da Catalunha.

PS2: Feliz aniversário, Dilma! tmj


No comments: