Thursday, February 15, 2018

Crônicas Nepalesas IV : Crianças

Bhakatapur : a paixão pelo críquete


Dura é a vida das crianças pobres nepalesas, principalmente das meninas. São lindas as meninas e as que conhecemos pareceram-nos determinadas e cheias de vida. Os meninos, inteligentes. Têm a vida dura, como é dura a vida de crianças pobres mundo afora, mas com algumas características próprias, ainda que não exclusivas.

Todo ano de 10 a 15 mil meninas são arrastadas para a escravidão ou semi-escravidão, seja ela doméstica, sexual ou em fábricas. Dalals vendem por 2.500 dólares uma menina para um prostíbulo em Mumbaim. Depois que contraem AIDS, ainda meninas ou já mulheres, são rechaçadas por suas comunidades de origem.

Em algumas áreas muito tradicionais, não é incomum a venda de meninas, de 7 a 10 anos, para trabalharem como kamlaris, servas em lares das castas / classes altas.

A ONG Nepal Youth Foundation tem colocado em prática maneiras de lidar com essas questões. Que, se por um lado são o corolário de uma péssima distribuição de renda, por outro pertencem a certas tradições de castas que nós mal compreendemos.

Fotos de Kathmandu, Patan e Bhaktapur.








No comments: