Tuesday, March 13, 2018

New Trolls, Osanna, RDM. E Bacalov


Como assim Bacalov se foi, no final do ano passado, e ninguém falou nada? Bastante conhecido por suas trilhas-sonoras, tanto as de faroeste espaguete quanto a de coisas como O Carteiro e o Poeta (1995), este argentino radicado na Itália interessa de perto a este blog por sua participação no rock progressivo italiano, qual seja: em 1971, o Concerto Grosso com o New Trolls, no ano seguinte, Preludio Tema Variazioni e Canzona, com o Osanna, e em 1973, Contaminazione com Il Rovescio della Medaglia. Não é pouco.

Sua participação nestes álbuns vai ao encontro de certas aspirações de vanguarda de não apenas fazer 'música de aventura', aqui unindo o erudito ao popular, como de trabalhar com traços próprios da música daquele país, no caso, o barroco.

Se parte dessa produção hoje pode soar datada e mesmo por demais melosa (crítica não raro imputada ao RPI), o esforço é genuíno e os resultados, nove fora, ainda emocionam. Aliás, nada aqui fica atrás de outras experimentações progressivo / erudito, ELP incluído.







No comments: